Carreiras em ascensão

Carreiras em ascensão

Crise financeira, expansão das mídias sociais, realinhamento do cenário socioeconômico: as profundas mudanças dos últimos cinco anos têm um forte componente de instabilidade – mas, por outro lado, contribuíram para a abertura de novos campos de atuação no mundo corporativo.

            A consultoria de recrutamento Michael Page elaborou um estudo global que ajuda e entender como o mercado de trabalho vem se adaptando a esses chacoalhões. Realizada em cinco países (Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Brasil), a pesquisa destaca as atividades que nasceram para suprir as necessidades em um mercado em constante transformação. “São profissões muito especializadas, que atendem a demandas atuais e futuras. A perspectiva para os próximos anos, portanto, é de ampliação no campo de trabalho desses cargos” diz Paulo Pontes, presidente da Michael Page no Brasil. Conheça os sete novos profissionais que, de acordo com a patê brasileira da pesquisa, se destacam na empresas atualmente.

Gerente de treinamento do varejo

O que faz: treina os funcionários de cada ponto de venda da empresa. Antes, o costume era que a empresa adotasse um treinamento-padrão para todos os funcionários que lidam com o público; hoje, considera-se mais produtivo contar com profissionais que elaboram programas específicos conforme as características dos consumidores locais.

Formação:  administração de empresas, recursos humanos e psicologia.

Quem contrata: empresas do setor de varejo.

Salário: 8000 a 12000 reais.

Gerente de identidade visual

O que faz: em redes varejistas, é encarregado de talhar cada ponto de venda ao perfil do público que o frequenta. Ele define, por exemplo, a linha de produtos que deve ganhar destaque em determinada loja, a maneira como seus vendedores devem abordar a freguesia e as ações promocionais mais proveitosas. Deve, enfim, cunhar uma identidade para a loja ao mesmo tempo em que cuida para que ele não se sobreponha à imagem da marca nem entre em choque com ela.

Formação: publicidade e propaganda, marketing e administração, com experiência em varejo.

Quem contrata: empresas do setor de varejo, em especial do segmento de luxo.

Salário: 8000 a 12000 reais.

Gerente de comunidade

O que faz: atua diretamente na comunicação com o consumidor por meio de redes sociais, blogs e fóruns on-line. É responsável, por exemplo, por impedir que as reclamações sobre um produto ou serviço de sua empresa divulgadas no twitter ou facebook se transformem em virais negativos na internet.

Formação: marketing e publicidade e propaganda.

Quem contrata: empresas de comunicação e empresas que atuam nas redes sociais.

Salário médio: 7000 a 10000 reais

Gestor de reestruturação

O que faz: nos bancos, gerencia a carteira de clientes endividados, que abrange as empresas em dificuldades decorrentes, principalmente, da crise econômica de 2008. Embora grande parte dos gestores de reestruturação atue no setor bancário, há profissionais também dentro das companhias, com a missão de colocar a situação financeira de empresa nos eixos.

Formação: gestão e administração de empresas, economia e engenharia, com pós-graduação em finanças e experiência comprovada em áreas de risco de crédito.

Quem contrata: instituições financeiras e empresas de grande porte do setor privado.

Salário médio: 14000 a 24000 reais.

Gerente de projetos

O que faz: joga no meio de campo entre o departamento de TI e as demais áreas da empresa. Por um lado, ele leva as necessidades dos diferentes departamentos da companhia aos técnicos de sistemas de informação. No caminho inverso, aponta aos funcionários as limitações dos recursos de TI. Como ele dialoga com grupos que, muitas vezes, não se entendem – tecniquês e juridiquês, por exemplo, são dois idiomas distintos -, a capacidade de comunicação é a sua principal característica.

Formação: engenharia e informática.

Quem contrata: médias e grandes empresas de todos os segmentos.

Salário médio: 12000 a 2000 reais.

Gerente de relações governamentais

O que faz: é o interlocutor da empresa junto a órgãos governamentais e agências reguladoras, como Anatel e Aneel. Sua área de atuação é vasta: inclui desde questões legais até assuntos socioambientais. Por isso, o cargo exige um profissional que tenha grande capacidade de comunicação e, ao mesmo tempo, muito conhecimento e aptidão para os meandros da burocracia – uma combinação difícil, que, quando preenchida com eficiência, por levar aos mais altos salários entre aquele oferecidos por essas novas profissões.

Formação: comunicação, direito, administração de empresas, relações internacionais ou ciências sociais, de acordo com a área de atuação da empresa.

Quem contrata: empresas de grande porte, principalmente aquelas sob a supervisão de órgãos reguladores.

Salário médio: 12000 a 45000 reais.

Gerente de marketing on-line

O que faz: elabora a estratégia de marketing de uma empresa nas mídias sociais, como Twitter e Facebook, de acordo com o público especifico que se quer atingir e a rede social que se deve utilizar. Na Europa e nos Estados Unidos, os profissionais desse ramo já contam com experiência de até dez anos no currículo. No Brasil, o marketing on-line só agora começa e se expandir – daí a carência de profissionais experientes nessa área.

Formação: publicidade, propaganda e marketing.

Quem contrata: agências de comunicação e empresas que atuam nas redes sociais.

Salário médio: 8000 a 15000 reais.

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About tucano

Marcos das Neves "Tucano". Professor há 42 anos, biólogo, sanitarista, especialista em administração escolar, gestão de conteúdo e logística da informação. Pai de quatro filhos e apaixonado pela esposa, família, educação e tecnologia educacional. Idealizador do Colégio Integrado Jaó, do Método Nintai de Sistematização de Conteúdo e, atualmente, Superintendente Executivo de Educação do Estado de Goiás.

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