Melancia: um santo remédio!!!

É leve, antioxidante e diurética, e fornece água e minerais essenciais para o correcto funcionamento do seu organismo.

Juntamente com o melão, é a rainha das frutas de Verão. Para além de ser muito refrescante (cerca de 90% da sua polpa é constituída por água), não engorda e tem imensas propriedades saudáveis, sendo rica em vitaminas (A, C e B) e minerais (cálcio, fósforo e ferro). 

O elevado conteúdo de licopeno faz da melancia uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres, substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células, fazendo com que a pele perca firmeza e elasticidade.

Mas não é tudo. O seu poder antioxidante está ainda associado à redução do risco de alguns tipos de cancêr, em particular do pâncreas, pulmão, cólon e próstata (as suas sementes também ajudam a preservar a saúde da próstata, aconselha-se os homens a beber batida com as sementes).

É um diurético excelente, uma vez que reduz a retenção de líquidos. Também tem propriedades depurativas porque ajuda a eliminar substâncias residuais através da urina. É indicada para pessoas que sofram de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão.

Tem um efeito calmante sobre a mente e as emoções. Para potenciar esta acção, é aconselhável ingerir o suco, separando as sementes, que são oleosas e nutritivas. Junto com cerejas é um bom aliado para a pele e um método natural para combater o stress.

As marcas amarelas na casca garante que a fruta foi colhida na época certa. As que apresentam manchas brancas ou esverdeados terão o gusto prejudicado. Ao comprar, segure-a com uma mão e bata com a outra, o som oco vai lhe garantir que esteja Madura.Inteira, pode ser conservada por um mês, depois de partida deve ser guardada na geladeira a 7º C. Temperaturas inferiores a está podem estragar a polpa.

É importante saber ainda que a melancia pode ajudar a combater a disfunção erectile. De acordo com o Fruit and Vegetable Improvement Center da Universidade da Universidade do Texas (EUA), a melancia possui um fitonutriente designado citrulina (depois de ingerido é convertido em arginina) que estimula a produção de ácido nítrico, promovendo um efeito de relaxamento dos vasos sanguíneos (o que também é útil no tratamento de problemas cardiovasculares) e facilitando, por conseguinte, a erecção.

Cada 100 g possui
Calorias: 24
Hidratos de carbono: 5,5 g
Fósforo: 5 mg
Cálcio: 10 mg
Potássio: 100 mg
Vitamina A: 50 ug
Magnésio: 12 mg 

Este post foi postado em Destaque, Salada Mista por tucano. Marcador permalink.

About tucano

Marcos das Neves "Tucano". Professor há 42 anos, biólogo, sanitarista, especialista em administração escolar, gestão de conteúdo e logística da informação. Pai de quatro filhos e apaixonado pela esposa, família, educação e tecnologia educacional. Idealizador do Colégio Integrado Jaó, do Método Nintai de Sistematização de Conteúdo e, atualmente, Superintendente Executivo de Educação do Estado de Goiás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *