Novos exercícios abdominais tem poucas repetições e menos flexões da coluna.

Novos treinos para os abdominais têm poucas repetições e menos flexões da coluna – IARA BIDERMAN – DE SÃO PAULO

O verão é a deixa para que academias anunciem novidades e atalhos no caminho até um corpo sarado. Desta vez, o mercado de fitness fala em “quebra de paradigmas” no exercíAs novas orientações para os treinos de abdome incluem menos repetições que as usadas nos exercícios tradicionais, estabilização da postura e ginástica funcional (que trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, em movimentos similares aos das atividades cotidianas).cio abdominal.

Funcionam, mas não podem ser chamadas de “novas orientações”, afirma o fisiologista Turíbio Leite de Barros, professor da Unifesp: “Os benefícios de um treino que trabalha tanto os músculos abdominais quanto os lombares são consenso na comunidade científica”, diz.

O que é apresentado como um novo jeito de malhar essa área do corpo incorpora elementos do pilates e da ioga (como aquelas “sucções” da barriga) para tentar ganhar eficácia e reduzir o risco de lesões na lombar.

Uma aula tradicional de abdominais, de 30 minutos, é baseada em flexões da coluna e exige em média 200 repetições. “A coluna foi feita para aguentar um número limitado de flexões. Flexionar o tronco 500 vezes a mais por semana desgasta a articulação e acaba machucando”, diz Eduardo Neto, diretor técnico da rede Bodytech.

No lugar dos antigos exercícios, a estratégia é usar bases instáveis (como bolas), que fazem a pessoa acionar os vários grupos musculares responsáveis pela postura: abdominais superficiais e profundos, glúteos e músculos da região lombar, segundo o educador físico Luciano D’Elia, de São Paulo.

“Fortalecer os músculos mais profundos ajuda a sustentar os órgãos, e aquela barriguinha saltada some”, diz a educadora física Juliana Romantini, da Cia. Athletica.

O efeito é questionado pelo fisioterapeuta carioca Leonardo Machado. “Os músculos abdominais precisam mais de flexibilidade do que de força. Contração demais comprime os órgãos e dificulta o trânsito intestinal, o que deixa a barriga inchada.”

“Novo paradigma” mesmo, na visão dele, seria ficar longe do visual “tanquinho” (abdome hipertrofiado) para ganhar uma barriga saudável de uma forma mais relaxada.

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About tucano

Marcos das Neves "Tucano". Professor há 42 anos, biólogo, sanitarista, especialista em administração escolar, gestão de conteúdo e logística da informação. Pai de quatro filhos e apaixonado pela esposa, família, educação e tecnologia educacional. Idealizador do Colégio Integrado Jaó, do Método Nintai de Sistematização de Conteúdo e, atualmente, Superintendente Executivo de Educação do Estado de Goiás.

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